O pix lançado em 2020, é novo sistema de pagamentos que facilitou a rotina de pessoas e empresas. No entanto, devido a tal facilidade, muitas pessoas podem acabar fazendo um PIX errado, e nessa situação, o que fazer? Vamos entender agora!!
A princípio, o cancelamento do Pix só é possível em dois casos: ao comprovar uma fraude ou caso a pessoa que recebeu o valor rejeite a transação. Porém é possível comunicar a instituição financeira responsável pelo seu Pix, ou seja, a fintech ou banco que você possui conta. Faça isso o mais rápido possível, já que dependendo do valor, a instituição pode demorar mais tempo para aprovar a transação.
Agora, caso a transação já tenha sido autorizada, solicite à instituição financeira o estorno do valor por erro na transferência.
No caso da solicitação ser aceita pelo banco, a instituição poderá entrar em contato com o recebedor e pedirá a restituição do valor transferido.
A outra possibilidade, é falar diretamente com o indivíduo para quem você fez o pix errado, pois a devolução do dinheiro é totalmente gratuita para quem recebeu, tendo em vista que o sistema é totalmente grátis para os usuários.
Lembrando que, caso a pessoa que tenha recebido os valores indevidamente, se negue a devolver o valor, é importante estar ciente que este individuo está cometendo um crime de apropriação indébita, conforme o artigo 169 do Código Penal.
Temos hoje as melhores soluções de meio de pagamentos para atender sua empresa, vamos conversar?